Aqueça o forno a 230C (ventilador 210C)/450F/gás 8 e forre um tabuleiro grande (ou dois tabuleiros médios) e um tabuleiro mais pequeno com papel vegetal.
Coloque os cogumelos no tabuleiro (ou tabuleiros) grandes, de forma a que fiquem lado a lado e não se sobreponham, depois asse durante 45 minutos ou até que estejam murchos e mastigáveis, e não haja mais água a escorrer deles.
Nos últimos 15 minutos, coloque o pão de centeio no tabuleiro mais pequeno e leve ao forno.
Passados os 45 minutos, retire todos os tabuleiros do forno e deixe arrefecer.
Leve uma panela com água a ferver, adicione a cevada pérola, deixe ferver durante 20 minutos ou até que esteja macia, mas com uma dentada, depois escorra.
Num processador de alimentos grande, bata o pão torrado até obter uma migalha espessa – levará um ou dois minutos a quebrar – depois adicione os cogumelos e volte a triturar até ficar bem picado.
Adicione a cevada pérola e desta vez pulse para quebrar um pouco, até que toda a mistura se forme numa massa homogénea.
Com uma colher, pressione um pouco da mistura contra a lateral do robot de cozinha para verificar se cola; se isso não acontecer, bata mais um pouco até que isso aconteça.
Coloque a mistura de cogumelos numa tigela grande, adicione todos os temperos (ou seja, tudo o resto menos a massa, o leite de aveia e as sementes de cebola) e misture bem.
Desenrole a massa, mantendo-a sobre o forro de papel vegetal, e coloque-a sobre uma bancada com um dos lados compridos virado para si.
Deixando um espaço de 5 cm ao longo da borda mais próxima de si, coloque cuidadosamente o recheio numa linha paralela ao lado mais comprido da massa e, em seguida, dobre a massa na sua direção, para cima e sobre o recheio.
Utilize a lateral da mão para alisar a massa sobre o recheio e embalá-la bem.
Sele e amasse as bordas com as costas de um garfo e pincele o topo com o leite vegetal.
Utilizando uma faca afiada, corte o topo da massa na diagonal em intervalos de 2 cm, polvilhe sobre as sementes de cebola e leve ao forno durante 20-25 minutos, até a massa ficar dourada.
Sirva numa travessa com pequenas taças de chutney de cebola caramelizada e mostarda Dijon como acompanhamento.