Começaremos lavando as berinjelas e cortando-as em rodelas de pelo menos 1cm de espessura sem descascá-las, adicionamos sal e deixamos no escorredor descansar por 30 minutos.
Após este tempo secamos bem, retirando o líquido que soltaram e temperamos novamente com sal e passamos na grelha untada com azeite grelhamos do outro lado, retiramos e fazemos todas e reservamos.
Grelhamos os pinhões e o sésamo para torrar um pouco e depois deixá-los crocantes, e reservamos
Agora preparamos uma forma que não vaze e colocamos papel de cozinha.
Colocamos o mel de cana, ou um doce se preferir, na forma, e nela vamos arrumar metade das rodelas de beringela em uma roda e sobrepondo, cobrindo todo o fundo da forma, agora cortamos o queijo em fatias e coloque-as por cima cobrindo todas as beringelas, mas sem grudar na borda.
E sobre a camada de queijo colocamos novamente a outra metade das beringelas, tentando garantir que o queijo fique bem coberto, temperamos com sal e cobrimos tudo com a massa folhada, selando as bordas para que o vapor não escape e assa bem, por dentro pique a massa folhada para evitar que cresça excessivamente.
Aquecemos o forno a 200°, introduzimos a forma e baixamos para 180° e guardamos por 25-30m ou até vermos a massa folhada bem cozida e dourada, retiramos e deixamos arrefecer, um pouco antes servindo viramos numa travessa como se fosse uma tortilha e espalhamos por cima os pinhões e o gergelim torrado.
Sirva imediatamente.